VISITE NOSSO TEMPLO

RUA ATILIO ANDREGUETO (RUA 6), Nº 11

JD. SOBRAL – TAQUARITINGA - SP

segunda-feira, 5 de março de 2018

HIERARQUIA NA UMBANDA - CARGOS E FUNÇÕES



          


           HIERARQUIA NA UMBANDA - CARGOS E FUNÇÕES

Como sabemos, para que se mantenha ordem, disciplina, organização deve-se existir uma hierarquia e distribuição de funções e responsabilidades, creio que não só na Umbanda, mais em qualquer Religião. Mais como seria essa hierarquia?
       Vamos falar um pouco sobre os cargos e suas funções:

1.        Pai e Mãe de Santo ou Dirigente Espiritual: Este é o nome dado aquele que está a frente de tudo e de todos, é quem faz a abertura dos trabalhos, faz toda a preparação do ambiente, responsável pela realização de batizados, casamentos, confirmações, firmezas e cruzamentos, responsável por orientar seus comandados quanto a União e a Participação de todos para o bom andamento dos trabalhos, ensinar ou solicitar à pessoa competente que ensine os novos médiuns sobre os procedimentos da Casa, dar esclarecimentos doutrinários e cumprir com rigor as determinações dos Mentores Espirituais, tendo sempre em mente o uso do bom senso na prática da Caridade. Vale ressaltar que podemos denominá-lo também como Babalorixá, no caso de ser um homem e Ialorixá, no caso de uma mulher.

2.        Pai Pequeno e Mãe Pequena: São aqueles que estão à frente dos trabalhos na ausência do Dirigente da Casa e auxiliam o mesmo no desenvolvimento dos filhos de santo, podem ser seus sucessores quando houver desencarne do Dirigente ou até mesmo abrir suas próprias Casas, estendendo assim mais um galho daquele Terreiro no qual foi iniciado e preparado para tal função.

3.        Médiuns de Trabalho: São aqueles que foram preparados pelo Guia Chefe da Casa para dar consulta, passes, fazer os atendimentos dos consulentes. Geralmente, o médium passa a ser de trabalho, depois de muitos preparos e confirmações, após as entidades riscarem ponto e darem seu nome, linha, falange, enfim, são aqueles que já passaram por todas as etapas iniciais e estão aptos a trabalhar, dar passe e consulta.

4.        Médiuns de Desenvolvimento: São aqueles que ainda estão desenvolvendo suas entidades, ou seja, ainda não estão bem firmes para dar consultas, suas entidades ainda não fizeram sua identificação através de pontos riscados, ou seja, ainda estão em fase de
preparação.

5.        Médiuns Iniciantes: São aqueles que entraram recentemente no terreiro e ainda estão aprendendo, estão iniciando seu desenvolvimento, porém ainda não incorporam.

6.        Cambones: São aqueles que auxiliam as entidades, transcrevem os banhos, os trabalhos passados por elas, prestam a caridade servindo de porta voz das entidades para um consulente, que muitas vezes não entendem uma palavra dita pela entidade, além disso, são eles também que zelam pelo bom andamento dos trabalhos, servindo as entidades com amor, respeito e humildade.

7.        Curimba e Atabaqueiro: São aqueles que cantam e tocam, são médiuns que são preparados para essa finalidade. A Curimba geralmente é composta por alguns
médiuns que são responsáveis por todos os pontos cantados solicitados pelas entidades ou que já seja padrão da Casa e os Atabaqueiros fazem o acompanhamento dos pontos através dos toques, sempre com toques suaves, sempre digo que um atabaqueiro deve acariciar um atabaque e não esmurrá-lo.

 Algumas Casas, muitos dos cargos são diferenciados por cores de faixas, conforme o grau espiritual do médium é uma cor de faixa diferente, exemplos:

- Babalorixá ou Ialorixá: Faixa azul Clara

- Mãe Pequena e Pai Pequeno: Faixa Amarela

- Médium de Trabalho e Auxiliar de Mãe Pequena e Pai Pequeno: Faixa Azul Escuro

- Médium de Trabalho e Auxiliar: Faixa Verde

- Auxiliar do Médium de Trabalho, responsável pela preparação da defumação e da firmeza da porteira: Faixa Rosa

- Cambone: Faixa Verde e Branca

- Curimba e Atabaqueiro: Faixa Vermelha

- Médium Iniciante não utiliza faixa, auxilia a curimba e no amparo daqueles que estão girando.

 Como podemos ver, existem muitos cargos e funções dentro de um Terreiro de Umbanda, se não houver uma distribuição, fica praticamente impossível de o Dirigente assumir tudo sozinho e conseguir manter a ordem e disciplina da Casa.
 Importante ressaltar que todos os cargos são de grande importância, não sendo nenhum melhor que o outro, é preciso ter sempre muito respeito e união entre os médiuns que fazem parte do terreiro, independente do cargo e função que ocupem humildade e respeito devem predominar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário